quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Rio Pó



O Rio Pó é um rio da Itália que nasce no Monviso (ou Monte Viso), nos Alpes Cotianos, e desagua no mar Adriático, a sul da cidade de Chioggia. Com uma extensão de 652 km, é o maior rio italiano. Tem como principais afluentes: Ticino, Ada e Míncio, que vêm dos Alpes e dos lagos alpinos. A planície do Pó constitui a região mais rica e povoada da Itália. É constituída por solos de aluvião trazidos das montanhas pelo rio.Passa por muitas cidades importantes, incluindo Turim, e ainda nas proximidades de Milão – nesta última cidade o rio penetra numa rede de canais chamados navigli. Quase no fim do seu curso, o rio dá lugar a um grande delta, com centenas de pequenos canais e cinco cursos fluviais principais, chamados Po di Maestra, Po della Pila, Po e Gália Transpadana (a Norte do Pó); em italiano, o vale é chamado de Pianura Padana.

Glossário:
Delta: terreno situado entre dois ou mais braços de um rio, junto à foz, apresentando a forma da letra grega deste nome.
Navigli: rede de canais.
Sara Lucas, nº21

1 comentário:

  1. O rio mais importante de Itália e isso diz tudo.Teve e tem uma força económica extraordinária e atraiu muita população. Região muito rica, muito devido ao rio.

    ResponderEliminar