quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Rio Ganges



O Ganges – forma aportuguesada de Gangâ, também conhecido como rio Benares - é um rio do norte da Índia e do anos o rio Ganges têm recebido descBangladesh cujo comprimento varia, segundo as fontes, de 2 500 km a 3 000 km. Sua bacia hidrográfica cobre 907 000 km² e seu delta comum com o do rio Bramaputra 110 000 km². O Ganges faz parte dos sete rios sagrados que descem da cordilheira dos Himalaias, o qual é ainda uns dos três principais rios: Indo, Ganges (Benares) e Bramaputra.
O Ganges oferece aos moradores de sua região suprimento de comida e água fresca. Muitas criaturas nativas, incluindo crocodilo gavial, vivem às suas margens.
Banha as cidades de Haridwar, Moradabad, Rampur, Kanpur, Allahabad, Varanasi, Patna e Rajshahi. Une-se ao rio Bramaputra para formar um gigantesco delta.
Na Índia existe a tradição de se banhar no rio Ganges que é considerado sagrado. Recebe diariamente milhares de devotos, que banham-se ao amanhecer, oram, oferecem-lhe velas acesas, bebem a sua água (escura e inegavelmente suja), lançam-lhe também as cinzas e os ossos de seus entes queridos, cremados nas escadarias as margens do rio santo.
Nos últimos argas industriais de esgotos, pesticidas e cadáveres.


Márcia Oliveira, nº15

1 comentário:

  1. Um rio sagrado, poluido e de grande importância para a Índia. Um rio fantástico e ligado aos Deuses... Bonito.

    ResponderEliminar