quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Rio Mekong




O rio Mekong é o décimo segundo rio maior do mundo. Nasce no altiplano tibetano Qinghai e percorre 2795 milhas através da China, Mynamar, Laos, Camboja, Tailândia e Vietname, e desemboca no Mar Chino, onde é conhecido como Labcangjiang, o "Rio Turbulento". Através de todos estes interessantes países, o Mekong partilha a vida de quem aqui vive.
Conhecido como o "Potente Mekong", define limites nacionais, constitui a principal via de transporte e abastece a irrigação dos campos de arroz, o cultivo de verduras, os lagos para pesca e as hortas frutíferas, para depois seguir caminho através das férteis planícies do sul asiático.

A viagem empreendida a partir do rio Mekong é uma viagem cheia de história. A sul do Mekong um incisivo trilho é desenhado através da floresta pluvial de Xishuangbanna, antes de se definir o limite internacional entre Myanmar e China. Mais à frente, o rio flúi ao longo da linha de demarcação entre Laos e Myanmar, assim como entre a Tailândia e Laos. Neste ponto o Mekong desagua em Laos e flúi majestosamente entre as exuberantes florestas, através da belíssima a antiga capital. Luang Prabang e a nova capital Vientiane é a única via de comunicação para o povo e os seus produtos.

Quando o rio se encontra com Camboja, forma um dos lugares mais surpreendentes da região. Durante a estação das chuvas, entre meados de Maio e os primeiros dias de Outubro, em vez de romper os diques e provocar inundações, como fazem muitos outros rios, o Mekong desagua no Tonle Sap, o maior lago da Sul da Ásia. Este lago banha uma das maiores e mais férteis plantações de arroz em todo o mundo. Durante metade da estação das chuvas não é inusitado que o lago aumente as suas dimensões de 1160 para 2900 milhas quadradas, e 7 a 33 pés de profundidade. Também os Cambojanos dão um nome próprio ao Mekong, chamando-o de Tonle Thom ou Água Grande.
Depois de deixar o Camboja, o rio atravessa pacificamente o Vietname. A povoação chama-o de Largo Cuu, ou Nove Dragões, e é aqui que o Mekong forma uma dezena de pequenos rios, que por sua vez originam o Delta do Mekong, antes de se encontrar com as águas tropicais a sul do Mar Chino.
Onde quer que seja que você queira ver o Mekong, será sempre num local esplêndido. Para os milhões de pessoas que vivem nas suas proximidades e para aqueles que dependem deste rio para a própria sobrevivência, o Mekong é mais do que um simples rio. Para os visitantes, é a mais perfeita e excitante porta de entrada natural para descobrir a cultura da região.

Débora Andrade, nº6

Sem comentários:

Enviar um comentário